como atrair hospedes na baixa temporada

5 Maneiras de como atrair hospedes na baixa temporada

Com a alta competitividade do mercado hoteleiro, é indispensável buscar maneiras inovadoras de como atrair hóspedes na baixa temporada. Afinal, se nas épocas onde os destinos por si só já atraem uma potencial clientela já existe dificuldade em manter a ocupação completa dos quartos, nas fases de baixo fluxo a atenção precisa ser redobrada.

Algumas dicas e boas práticas do mercado hoteleiro, além de um atendimento ao hóspede com qualidade, podem contribuir bastante para ter bons resultados. Por isso, selecionamos algumas delas para que você avalie e considere quais são as mais relevantes para seu negócio!

Avalie o que pode ser adaptado na infraestrutura do seu hotel

O primeiro passo antes de pensar em como atrair hóspedes na baixa temporada é avaliar a infraestrutura do seu hotel para pensar em formas de propiciar uma boa experiência em qualquer situação.

Para quem ou qual ocasião o seu hotel é destinado? Turismo ou negócios? Famílias, casais ou grupos de amigos? De qual faixa etária? Em seguida, tendo esta definição, é preciso identificar quais são os recursos disponibilizados a eles e quais fazem mais sucesso.

Com estas informações, é hora de pensar em melhorias que propiciem a atração de clientes em fases de baixa ocupação. Por exemplo: se o seu hotel costuma atrair mais famílias e as piscinas são sempre um local de diversão para elas, investir em um sistema de aquecimento pode gerar grande retorno. 

Afinal, proporcionando a possibilidade de uso do item que seria considerado descartado em épocas frias, por exemplo. Assim você demonstra que sua infraestrutura é capaz de atender as necessidades e desejos de seus hóspedes em qualquer época do ano. Com isso, será sempre lembrado como alternativa de destino a épocas pouco convidativas, como no inverno. 

Crie pacotes promocionais para a baixa temporada

Nem sempre dar descontos ou diminuir os preços é a solução ideal para resolver o problema de como atrair hóspedes na baixa temporada. É preciso saber fazer isso com maestria, analisando a taxa de ocupação cautelosamente.

Isso engloba reduzir tarifas de forma específica, para a criação de uma demanda real. Não simplesmente conceder um desconto por ser baixa. Afinal, pode ser que, mesmo neste período, algumas datas ainda tenham uma demanda boa. E isso faria com que você perdesse dinheiro.

Nesse sentido, é possível que você determine preços diferenciados para determinadas acomodações, ou para a venda de um período maior que a média de hospedagem normal no seu estabelecimento.

Você pode também determinar benefícios, agregando valor à oferta. Por exemplo, você pode oferecer um jantar para casal nas reservas para o período ou algum outro item.

Você pode também criar preços diferenciados para clientes que estiveram no seu hotel durante a alta temporada. Além de incentivar a ocupação, você ainda cativa o hóspede, incentivando a fidelização e propagação do seu negócio.

Neste mesmo caminho, fornecer descontos para que seus clientes atuais tragam novos clientes ou para grupos pode ser uma excelente maneira de como atrair hóspedes na baixa temporada.

Promover eventos pode ser uma excelente maneira de como atrair hóspedes na baixa temporada

Já considerou agregar valor ao seu estabelecimento por meio de eventos e, assim, reduzir os seus problemas sobre como atrair hóspedes na baixa temporada?

Para decidir o tipo de evento mais adequado, é importante conhecer a fundo seus clientes. O perfil de público que seu hotel atrai e as oportunidades relacionadas. Pode-se criar um evento gastronômico voltado para casais, organizar uma colônia de férias. Onde os pais consigam usufruir do espaço do hotel enquanto seus filhos aproveitam a diversão com tutores… Enfim, há diversas possibilidades.

Também é possível desenvolver eventos direcionados a grupos específicos, caso você tenha interesse em atrair uma clientela diferente da atual. Para isso, vale considerar quais perfis de grupos você tem a oportunidade de prestigiar, adequando a estratégia a eles.

Você pode, por exemplo, criar eventos para grupos de amigos da terceira idade, disponibilizando atividades como hidroginástica em piscina aquecida, bailes de danças, dentre outras ações.

Também é possível considerar datas comemorativas da região onde seu hotel se encontra, utilizando das oportunidades para criar tradições em seu estabelecimento. 

São diversas as oportunidades. Saber identificá-las para delinear parcerias de divulgação e ações para atrair público é a chave para o sucesso dessa estratégia.

Divulgue seu hotel em sites especializados para viagens

Diferentemente da alta temporada, onde a demanda existe exigindo menos investimentos e esforços, durante a baixa temporada é importante que você considere uma divulgação mais intensa.

Os sites de hospedagem, como o Booking.com, por exemplo recebem diariamente milhares de pessoas em busca da acomodação ideal para o objetivo de sua viagem. Por isso, se você está em busca de estratégias sobre como atrair hóspedes na baixa temporada, considerar o investimento de divulgação para uma nova clientela por meio destes canais é consideravelmente relevante.

Convide influenciadores e formadores de opinião para conhecer o estabelecimento

Esta dica funciona tanto para atração de clientes na alta temporada quanto na baixa. Ela consiste em um trabalho de convidar pessoas influentes, como blogueiros, jornalistas e outros formadores de opinião em geral.

Para que esta tática funcione bem, é preciso considerar não apenas a quantidade de seguidores ou o volume de acessos. Likes não representam, necessariamente vendas.

Na busca de como atrair hóspedes na baixa temporada utilizando estes meios, é importante considerar o perfil do público que este formador de opinião se relaciona. Ou seja: quem recebe as informações e considera a opinião ou recomendações destes influenciadores? Eles estão alinhados ao perfil dos hóspedes que desfrutarão bem do seu hotel?

Após selecionar os profissionais que têm mais perfil para este trabalho de divulgação, você deve definir como será sua estratégia. Preparando o ambiente para que seus convidados sejam recebidos e saiam dali com as melhores impressões possíveis.

Além da divulgação durante a estadia, caso os convidados tenham desfrutado de uma boa experiência, certamente reviews positivos e outras publicações a favor do seu negócio acontecerão!

Como você pode perceber, existem diversas maneiras de como atrair hóspedes na baixa temporada. Outras, inclusive, não citadas aqui. Contudo, todas se encaixam ao perfil do seu hotel ou objetivos de negócio.

Por isso, nossa recomendação é que você avalie bem cada uma delas para definir a priorização dos investimentos direcionando-os ao retorno esperado!

E se você se interessou em ter uma piscina aquecida para usar como atratividade na baixa temporada em seu hotel, entre em contato conosco para um orçamento sem compromisso. Podemos te ajudar a encontrar o aquecedor ideal para o seu negócio! Fale conosco!

Pedir Orçamento

Receba nossas novidades!

Preencha os dados abaixo para receber nossas novidades em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *