aquecedores de piscinas a biomassa

Por que os aquecedores de piscinas a biomassa podem ser a melhor opção para o seu estabelecimento

Piscina com água quente é um sucesso, seja qual for o tipo de estabelecimento comercial. Para hotéis, pousadas e outros serviços de hospedarias, então, mais do que um item de destaque, ela pode ser considerada um grande diferencial competitivo para atratividade de clientes.

Contudo, para usufruir dos benefícios gerados por elas, sem dores de cabeça com hóspedes ou mesmo com a fatura da energia elétrica, é preciso escolher bem qual dos tipos de aquecedores para piscinas vale o investimento.

 Nesse sentido, um desses tipos, em especial, vem ganhando destaque não apenas pelo seu desempenho, mas também por sua contribuição ao meio ambiente: os aquecedores a biomassa. Já ouviu falar?

Aquecedor a biomassa: o que é

Antes mesmo de entender por que os aquecedores de piscinas a biomassa podem ser a melhor opção para o seu estabelecimento comercial, é importante entender o que ele é e em que consiste essa nova solução de aquecimento.

O sistema a biomassa é uma opção mais sustentável, tanto para o meio ambiente quanto para as finanças do seu negócio no longo prazo, por utilizar de recursos energéticos não convencionais, como a energia elétrica, gás ou diesel, como na maior parte dos casos.

No lugar destes recursos energéticos tradicionais, é dado espaço a uma energia totalmente renovável, que tem sua geração de calor dada por meio da queima de algumas opções de combustíveis naturais, como é o caso de:

  • Lenha de eucalipto, que é uma madeira já conhecida e típica de reflorestamento;
  • Briquetes;
  • Pellets.

Estes dois últimos itens consistem em pequenos insumos semelhantes a rolhas gerados a partir da serragem de madeiras, que alimentam energeticamente os aquecedores de piscinas a biomassa.

Em suma, biomassa pode ser considerada todo o tipo de material orgânico, que pode ter origem tanto animal quanto vegetal (caso da fonte energética deste tipo de aquecedor), utilizado com a finalidade de gerar ou produzir energia. 

Alguns outros exemplos de biomassa são:

  • Lenha em geral (madeira de outras árvores);
  • Bagaço de cana de açúcar;
  • Carvão vegetal;
  • Serragem;
  • Lascas;
  • Cascas de arroz;
  • Cascas de coco verde;
  • Resíduos agrícolas;
  • Esterco.

Para se ter ideia, a fonte de energia a biomassa é utilizada em diversas partes do mundo e, segundo um relatório divulgado pela ANEEL, é responsável pela geração de 14% de toda a fonte energética consumida globalmente.

Já no Brasil, este é um dos tipos de combustível que mais crescem. Atualmente, esta fonte energética já ocupa o posto de terceiro colocado na análise de matriz de tipos energéticos, se posicionando atrás apenas da bastante conhecida energia gerada pelas hidroelétricas e as de fonte solar/eólica.

A vantagens de utilizar a biomassa como fonte energética em seu estabelecimento

A esta altura você já deve suspeitar por que os aquecedores de piscinas a biomassa não só podem como são a melhor opção de investimento para o seu negócio, certo? 

Vamos agora às constatações para que não haja dúvidas:

É um tipo de energia renovável

Por se tratar de um tipo de energia derivada em sua essência da vegetação, a biomassa se posiciona como caracteristicamente como recurso natural, sendo este totalmente renovável. 

Isso porque ela utiliza do reaproveitamento residual, consagrando-se também como não poluente justamente por permitir esta renovação, o que indica um grande ganho para utilização em aquecedores de piscina tanto na questão financeira quanto ambiental.

A biomassa é totalmente sustentável

Como já é de se esperar, devido ás questões citadas. Aquecedores de piscinas a biomassa também se qualificam como totalmente sustentável. E isso pode ser encarado tanto no viés do consumo energético em si quanto no financeiro de seu estabelecimento.

Aquecedores de piscinas a biomassa são não poluentes  e emitem menos fumaça

Em um momento mundial onde tanto se tem abordado sobre o meio ambiente e os cuidados com ele. Optar por um recurso energético para aquecedores de piscinas não poluente é também um grande diferencial competitivo para o negócio.

Nesse sentido, o aquecedor a biomassa é uma excelente alternativa, justamente pelo processo de renovação que passa. 

Para que você entenda melhor, durante o processo de queima dos materiais considerados a biomassa, é liberado CO2. Esta substância, por sua vez, é absorvida pelas plantas que, por meio do processo de fotossíntese, o transforma em hidrato de carbono, liberando, assim, oxigênio na atmosfera. 

Não é demais saber que, além de não poluente, este tipo de energia é ainda benéfico? Mas não para por aí! O sistema ainda tem emissão de fumaça reduzida, o que vale muitos pontos na experiência e satisfação de seus clientes.

Aquisição de matéria prima com custo reduzido

É exatamente neste ponto que fica claro o entendimento quanto a sustentabilidade financeira do recurso. Proporcionando economia ao investir nos aquecedores de piscinas a biomassa.

Para se ter ideia, a lenha de eucalipto, que é em sua maioria de reflorestamento, pode representar uma redução no investimento de até 80% quando comparada às fontes energéticas de eletricidade ou a gás.

Quando optado pelo briquete, este percentual chega a 55%, contra 40% de redução na escolha pelo pellet. 

Além da redução do custo da matéria prima, o tempo necessário para reabastecimento também é considerável. Para se ter uma ideia, a troca do recurso a lenha deve ocorrer a cada 6 horas. Enquanto o pellet dura 48 horas sem a necessidade de reabastecimento.

Custo do aquecedor reduzido 

Por serem produzidos nacionalmente, é também considerável a redução de valores por não ser um material importado. Ou seja, você não arca com os valores de repasse de importação embutidos nos produtos.

Facilidade de transporte, armazenamento e independência de terceiros

Tanto o transporte quanto o armazenamento das matérias primas desta fonte energética são favoráveis. Além disso, a vantagem em não depender de terceiros para reestabelecer o uso do item é impagável.

Afinal, já considerou o impacto que a falta de energia convencional. Como a elétrica, por exemplo, pode gerar ao seu hóspede e a sua dependência. Em ter que aguardar o serviço de manutenção para propiciar uma experiência agradável a ele?

Viu só a diversidade de argumentos que justificam por que os aquecedores de piscinas a biomassa são a melhor opção para o seu estabelecimento? Agora, vale acessar o nosso site, conhecer os aquecedores FAED e solicitar o seu orçamento. Não é mesmo? 

Pedir Orçamento

Receba nossas novidades!

Preencha os dados abaixo para receber nossas novidades em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *